Pelo 22º ano consecutivo, o prêmio “Melhoria de Qualidade do Ar” foi para a Empresa Vitória. A comemoração da equipe não parou por aí, já que a aprovação da avaliação veicular ambiental do programa Despoluir (medição de emissões), que considera que toda a frota foi aferida, sem reprovações, e a inexistência de multa por órgão fiscalizador no período de análise, rendeu também a certificação do selo Empresa 100%. Os anúncios aconteceram durante cerimônia na sede da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros (Fetrans), na tarde de quarta-feira (9), que teve, ainda, a entrega do troféu “Destaque Ambiental” para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Romeu Aldigueri.
Próximo de completar 70 anos de serviço prestado no município de Caucaia e na Região Metropolitana de Fortaleza, em setembro de 2026, a Empresa Vitória vem conquistando prêmios e reconhecimentos importantes no seu setor de atuação. Já são 22 edições do prêmio Melhoria de Qualidade do Ar; Certificado de Qualidade Empresa 100%; Melhor Empresa do Sistema Metropolitano para se Trabalhar (eleita em 2023); Selo Empresa Cidadã (parceria pioneira com o Hemoce no Ceará, em 1989); Melhor Ideia Inovadora (com a ação óleo de cozinha usado, em 2017), entre tantos outros.
De acordo com o diretor-executivo da Empresa Vitória, Luís Guimarães, “o prêmio da Fetrans vem coroar o trabalho que é realizado em equipe ao longo dos anos, desde o comprometimento da diretoria até o engajamento dos colaboradores. A responsabilidade social e ambiental está no DNA da Vitória”. Luís faz parte da terceira geração no comando da empresa e, desde 2017, vem fortalecendo as ações que começaram com os seus avós Alaíde e Eliezer de Freitas Guimarães e depois com o seu pai, Dalton Lima de Freitas Guimarães. “Estamos atentos às mudanças econômicas, climáticas e tecnológicas do cenário mundial, mas sem perder o foco no compromisso com a tradição da empresa”, explicou.
Entre as inúmeras iniciativas que têm contribuído com o desenvolvimento sustentável de Caucaia, no eixo ambiental, a mais antiga data de 1993. O reaproveitamento das peças e equipamentos utilizados na frota, minimizando o impacto ambiental e econômico decorrente do descarte incorreto destes itens, alcançou 6.111 peças recondicionadas somente em 2024. No período, houve ainda a minimização de resíduos gerados, em peças desgastadas ou danificadas, que poderiam ser descartados ao meio ambiente; e o melhor aproveitamento e durabilidade das peças e materiais da frota, pois os mesmos podem ser utilizados, várias vezes. Para este ano, já está em prática manter o padrão de excelência. Outras ações dentro desse eixo envolvem água reciclada; monitoramento da qualidade de água descartada no efluente; e separador de água e óleo no posto de abastecimento e recebimento de diesel.
Na área social, três das ações mais antigas continuam fazendo a diferença direta e indiretamente por meio da Vitória. A campanha da doação de sangue, realizada desde 1989, acontece duas vezes ao ano, como parte do Programa Empresa Cidadã, e vem contribuindo com o estoque do Hemoce. O time de futebol, fundado em 1978 com o objetivo de promover o esporte e a integração entre os colaboradores, acaba de ser hexacampeão na Copa Sest Senat 2025 e representará a Unidade Fortaleza no campeonato nacional. Outro destaque é o programa Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, que acontece desde 1988.
O eixo governança ganha destaque por meio do programa Qualidade Total 5S, criado em outubro de 1994, e vem proporcionando um ambiente de trabalho limpo e organizado, com mais qualidade, produtividade e melhoria contínua. O foco tem sido na eliminação de desperdícios e padronização das atividades. Na agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Empresa Vitória está comprometida com 16 ações, entre elas: erradicação da pobreza; educação de qualidade; água limpa e saneamento; energia acessível e limpa; emprego digno e crescimento econômico; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; e combate às alterações climáticas.
Em sua fala, o presidente em exercício da Fetrans, Mário Albuquerque, pontuou que esse prêmio já é uma referência nacional ao reconhecer boas práticas ambientais no decorrer dessas duas décadas. “O PMQA premia projetos transformadores, que ajudam a construir um setor mais consciente e sustentável. O transporte tem um papel fundamental, por isso, não é possível discutir sustentabilidade sem incluí-lo como agente estratégico dessa mudança”. Na homenagem deste ano para lideranças que constroem um legado em prol da sustentabilidade, participaram 39 empresas, sendo 22 somente do Ceará. A Fetrans atua também nos estados do Piauí e do Maranhão.
Serviço:
Empresa Vitória
Endereço: Avenida Dom Almeida Lustosa, 339, Parque Albano, Caucaia/CE
Site: www.empresavitoria.com.br
Instagram: @empvitoria