O auditor fiscal federal agropecuário, José Luiz Castilhos, foi contemplado, no último dia 30, com o Prêmio Destaque Professor Édison Armando de Franco Nunes, na categoria Destaque Medicina Veterinária. A cerimônia ocorreu durante a Expointer, maior feira de agropecuária do Rio Grande do Sul.
A premiação foi entregue pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, Mauro Moreira, que firmou o seu reconhecimento pela notável trajetória de Castilhos e das “inestimáveis contribuições à ciência, promovendo avanços e fortalecendo o papel da medicina veterinária como uma profissão essencial para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul e do Brasil”.
José Luiz Castilhos é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Adentrou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 1970, foi presidente da Associação dos Fiscais Federais Agropecuários do Rio Grande do Sul; presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais Federais; Fundador do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários; atuou como chefe de inspeção de leites e derivados por longos anos no Mapa; foi autor das Normas Higiênico Sanitárias para leite e derivados que até hoje estão em vigor.
O Professor Édison, que leva o nome do Prêmio, foi um auditor agropecuário que faleceu por complicações em relação ao vírus de Covid-19, há dois anos. Segundo Castilhos, o professor foi um “grande batalhador da nossa classe”.