Portal 135

VENCEDOR DO PRÊMIO ACOLHER 2017, ANTÔNIO DUMONT

19/11/2017

imagem
Antônio Dumont Machado do Nascimento é Consultor de Beleza Natura há 23 anos e funcionário de uma empresa pública na área de assistência técnica e extensão rural em Glaucilândia (MG).
Em 2014, Antônio percebeu que era preciso fazer algo para conter o acúmulo de resíduos nas comunidades rurais do seu município. “Notamos muito lixo nas propriedades rurais, na mata, em torno dos rios... Isso era um foco imenso de problemas!”, diz o Consultor de Beleza Natura.
Assim, nasceu, em março de 2015, o projeto Reciclar, Menos Lixo, Mais Segurança Alimentar. Idealizado, coordenado e executado por Antônio, sua proposta é promover, ao mesmo tempo, a conscientização ambiental, a geração de renda e a alimentação saudável.


COMO FUNCIONA?

Com o objetivo de dar aos materiais a destinação correta e sustentável, o projeto coleta resíduos recicláveis em propriedades rurais de agricultura familiar. "O maior objetivo é  ter um quintal limpo, onde não haja riscos para as famílias",  conta Antônio.
Em troca, os agricultores recebem mudas frutíferas certificadas, sementes de hortaliças e pintinhos. Estes itens ajudam a promover a subsistência dos agricultores, pois podem gerar renda e alimentos. Dessa forma, a iniciativa não apenas inventiva a consciência ambiental na região, mas também colabora com a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar de seus moradores.
O projeto ainda vende os resíduos coletados a empresas de reciclagem, gerando recursos para a compra de novas mudas frutíferas, pintinhos e sementes de hortaliças. Desde 2015, mais de 390 famílias já foram beneficiadas pelo projeto!


FAMÍLIAS BENEFICIADAS

A coleta de resíduos contribuiu com a diminuição dos focos de dengue e acidentes domésticos na zona rural, bem como a mortalidade de bovinos e o depósito de lixo às margens de rios e córregos.
O maior objetivo hoje é dar destino adequado ao lixo que a gente produz diariamente. Além disso, vimos que as pessoas estão conseguindo melhorar a alimentação e a geração de renda dentro da comunidade”, diz o Consultor de Beleza Natura e coordenador do projeto.
Um intenso trabalho de conscientização também acontece em parceria com associações da região. Com o projeto, o município foi isentado de pagar multa pela inadequação de descarte de lixo.


VENCEDOR DO PRÊMIO ACOLHER 2017

Por sua dedicação à iniciativa, que alia teoria e prática, o Consultor de Beleza Natura foi um dos vencedores do Prêmio Acolher 2017. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.
Os recursos do prêmio serão utilizados no desenvolvimento do projeto com o objetivo de torná-lo totalmente sustentável.
Temos que manter um mínimo de esperança para que cada cidadão faça sua parte e assim a gente pode caminhar com as próprias pernas, não para o outro caminhar por a gente. A gente pode caminhar mais à frente do que nossos olhos avistam.”, diz Antônio.