Portal 135

UFMG realiza evento com mais de 30 oficinas em Montes Claros

11/05/2018

A iniciativa promoverá atividades para trabalhadores rurais e população em geral; toda a programação é gratuita

A população de Montes Claros terá a oportunidade de aprender um pouco sobre a produção de cerveja artesanal, sobre melhores cuidados para o manejo de bovinos, sobre saúde em campo e aposentadoria rural, sobre animais de estimação, sobre criação de abelhas e muito mais.  O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) realiza, pelo segundo ano consecutivo, o evento “O Campo no Campus” que vai ofertar 34 oficinas gratuitas de diferentes áreas de conhecimento e para amplo perfil de público. A ideia é aproximar a universidade da sociedade, com o compartilhamento de conhecimentos práticos e teóricos. As inscrições já estão abertas para o evento que será realizado no sábado, dia 26 de maio.

As atividades têm início às 7h30 e vão até as 16h30. A programação contempla oficinas para o público jovem, infantil e adulto, além de ter atividades com foco na participação de trabalhadores rurais, público principal da iniciativa. As inscrições devem ser realizadas pela internet por meio de formulários para os participantes sem vínculo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e outro para alunos e servidores da UFMG. Cada atividade possui diferente limitação de vagas e carga horária.

Luciano Vieira Lima, um dos organizadores do evento, explica que a iniciativa propõe uma troca de saberes entre a comunidade e a universidade. “O objetivo é trazer os produtores rurais e a comunidade de forma geral para uma aproximação com a UFMG. É a oportunidade da troca de saberes e de experiências tanto do que é produzido no âmbito da universidade, quanto do que é produzido externamente. Temos essa perspectiva de captar estes conhecimentos e fazer uma reflexão conjunta”, comentou Luciano. 

As oficinas utilizarão os diferentes espaços do campus e não só as salas de aula. Grande parte das atividades acontecerá na Fazenda Experimental Professor Hamilton de Abreu Navarro e outros ambientes. Uma delas é a de “práticas veterinárias na rotina da criação de bovinos”, com oferta de 20 vagas e que será ministrada pelo médico veterinário do ICA Janderson Tolentino da Silveira.

De acordo com Janderson, a oficina será no formato de roda de conversas, para propiciar um ambiente em que os participantes fiquem à vontade para contribuir e experimentar o trabalho na prática. “Existe um abismo cultural grande entre o conhecimento do veterinário que prescreve um medicamento e a pessoa que está cuidando do animal, em relação ao conhecimento técnico. A oficina pretende ajudar para que aquilo que o veterinário prescreve seja aplicado da maneira correta, para que o animal sofra menos e não coloque em risco a pessoa que está em campo”, explicou o veterinário.

Interesse geral

A programação do evento é ampla e não possui apenas atividades com foco nos trabalhadores rurais. Outro destaque entre as atividades é a oficina “Produção de cerveja artesanal e cultura cervejeira”, que oferta 25 vagas.

Rodolpho Tinini, que é engenheiro agrônomo e professor do ICA, explica que a ideia surgiu a partir da proposta de criação de um grupo de estudos e de pesquisa na área de produção, análise de insumos e cultura cervejeira na universidade. “O estado de Minas é um dos maiores produtores de cerveja artesanal do Brasil, este é um campo que está crescendo muito. Nossa ideia é que, a partir da criação deste grupo de estudos, o ICA possa oferecer cursos e oficinas deste tipo regularmente, tanto para os alunos quanto para a comunidade externa”, comentou.

A oficina será ministrada por Rodolpho e também pelo linguista e professor do ICA, Gustavo  Leal. Os dois contam que o interesse pela produção de cerveja artesanal surgiu como um hobby, em que foram se especializando até poder oferecer capacitações na área. “A oficina traz questões teóricas e práticas sobre os insumos, sobre as produção, sobre a cultura cervejeira. Vamos fazer um teste cego pra essas pessoas tentarem diferenciar uma cerveja puro malte de outra que tem alguns aditivos, além de fazermos o cozimento dos grãos e deixar tudo pronto para colocar pra fermentar”, explicou Gustavo. Para participar da atividade, basta ser maior de idade.

Outra oficina, aberta ao público em geral é a de plantas medicinais, que disponibiliza 20 vagas. Com base em conhecimento científico, os participantes aprenderão sobre as propriedades medicinais de plantas que podem ser facilmente cultivadas em casa. “Podemos ter uma farmácia viva em casa para tratar coisas simples, com plantas que são úteis nos cuidados primários de saúde. Na oficina,  as pessoas vão aprender a ter independência na produção destas plantas, aprender o que as tornam medicinais, saber sobre os riscos se virtudes de algumas, como se faz mudas, como se faz um chá, um xarope, uma pomada”, explicou o agrônomo e professor do ICA Ernane Ronie Martins, que coordena a atividade. 

Histórico

Em 2018, são comemorados 50 anos da presença da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Norte de Minas. A segunda edição do “O Campo no Campus” faz parte das atividades comemorativas, como maneira de ofertar à população um retorno do conhecimento gerado no campus, durante o histórico institucional no desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão. Esta é a segunda edição do evento, que recebeu 420 pessoas para 40 oficinas no último ano.

Em comemoração ao meio século da UFMG em Montes Claros, será realizada a exposição fotográfica "Semana do Produtor Rural: memória, imagens, pessoas e saberes”. A exposição traz um apanhado de fotografias que retratam os 23 anos de realização do projeto pelo ICA, entre 1988 e 2011.

A Semana do Produtor Rural foi um projeto de extensão que teve grande representatividade na relação entre a UFMG e a comunidade agropecuária do Norte de Minas Gerais. Pelo projeto, foram realizadas palestras, cursos, mesas redondas e atividades em campo que beneficiaram trabalhadores rurais, profissionais da área de Ciências Agrárias, estudantes, entre outros.

Serviço:

II O Campo no Campus (veja a programação geral de oficinas)

Data: 26 de maio, das 7h30 às 16h30

Local: Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (Avenida Universitária, n°1000, bairro Universitário, Montes Claros)

Inscrições:

Formulário de inscrição para Comunidade em Geral

Formulário de inscrição para Alunos e Servidores da UFMG

Mais informações ou dúvidas pelo telefone (38) 2101-7780, de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 11h30.

(Consulte o arquivo anexado: Campo no campus - crédito Amanda Lelis UFMG-4.jpg)(Consulte o arquivo anexado: Graos de cevada e amostras de mosto cervejeiro, a sua produção é uma das etapas da oficina - crédito Amanda Lelis UFMG-5.jpg)(Consulte o arquivo anexado: Gustavo  Leal e Rodolpho Tinini, professores que ministrarão a oficina de produção de cerveja artesanal - crédito Amanda Lelis UFMG-3.jpg)(Consulte o arquivo anexado: Janderson Tolentino da Silveira, veterinário da fazenda experimental do ICA - crédito Amanda Lelis UFMG-2.jpg)(Consulte o arquivo anexado: O professor Ernane Ronie Martins durante extração de óleo essencial, um dos assuntos da oficina de plantas medicinais - crédito Amanda Lelis UFMG.jpg)