Portal 135

UFMG oferece curso gratuito de manejo de resíduos sólidos

14/03/2019

O evento será realizado na próxima terça e é aberto ao público


As atividades em laboratórios, em campo, e de gestão da infraestrutura realizadas em instituições de ensino superior geram, muitas vezes, resíduos especiais que podem interferir na rotina do campus e até na saúde dos profissionais envolvidos nos trabalhos. Visando contribuir para o compartilhamento de informações com estes profissionais, o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA-UFMG) promove o curso “Manejo de Resíduos Sólidos e Saúde e Segurança Ocupacional”. O evento é gratuito e aberto ao público e será realizado na próxima terça-feira, dia 19, no campus da Universidade em Montes Claros, das 8h às 18h.

O evento é destinado a docentes, técnico-administrativos e discentes do ICA e de instituições de ensino superior de Montes Claros. De acordo com os organizadores, o curso é uma oportunidade de atualização e aprendizado para os envolvidos na rotina laboratorial que envolve a manipulação de produtos químicos, entre outros.

A programação é ampla e aborda assuntos como segurança ocupacional, biossegurança, logística reversa de óleos e equipamentos eletrônicos, transporte e tratamento de resíduos químicos e infectantes, legislações especiais sobre descarte de químicos e farmacológicos, de infectantes, de perfurocortantes, de radioativos, entre outros. Os temas serão discutidos por docentes e técnico-administrativos do ICA e especialistas convidados, como profissionais de empresas que atuam na gestão de resíduos.

O evento será realizado no Bloco C do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (Avenida Universitária, nº 1.000, bairro Universitário – Montes Claros). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por e-mail para o endereço: residuos@ica.ufmg.br ou no local do evento, com as seguintes informações: nome completo, instituição, contatos pessoais, manifestando o interesse em participar do curso.

Confira a programação completa do curso.