Portal 135

Sesc Montes Claros comemora 15 anos do Mesa Brasil Sesc no estado

23/08/2018

Resultado de imagem para 15 ANOS DO MESA BRASIL SESC NO ESTADO

Em Montes Claros, Projeto já arrecadou 430 mil quilos de alimentos em 2018

Mesa Brasil Sesc trabalha há 15 anos para diminuir a insegurança alimentar e o desperdício de alimentos em Minas Gerais. Para comemorar a trajetória e o 15º ano do Programa no estado, no dia 30/8, o Sesc Montes Claros vai receber parceiros doadores e receptores, voluntários, estudantes de Nutrição e Serviço Social, representantes da Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), do Sindicato do Comércio de Montes Claros (Sindcomércio)  e Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas de Montes Claros (Sindcarnes). O evento é exclusivo para convidados.

Desde a criação do Programa, o esforço para fazer com que empresas doadoras e instituições sociais se conectem ampliou para outras três regiões do estado: Uberlândia Juiz de Fora e Montes Claros, no norte do estado, que recebeu o Mesa em março de 2013.  Em 2018, 78 parceiros doadores e 129 entidades sociais beneficiadas com um total de 430 mil quilos de alimentos arrecadados.

TRAJETÓRIA DO MESA BRASIL SESC EM MINAS GERAIS

São muitos motivos para celebrar os 15 anos de existência desse trabalho realizado com tanto compromisso e dedicação pelo Sesc. Durante esse tempo, 18 milhões de quilos foram doados para 928 instituições por meio de 262 empresas parceiras. O perfil dessas entidades sociais são: creches, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), abrigos, comunidades terapêuticas e famílias, dentre outros. O número de pessoas beneficiadas? O número chega a 1 milhão e trezentos e cinquenta pessoas. No âmbito nutricional, um fator relevante é que 80% dos alimentos arrecadados e doados por meio do Programa são hortifrúti.

Só que o Programa não faz isso tudo apenas com a ajuda de parceiros. A colaboração de voluntários é um importante elo nessa rede de solidariedade. Em toda história, dezenas doaram o tempo para fazer o Mesa acontecer nas quatro cidades de atuação. 

A unidade de Belo Horizonte foi inaugurada em 4 de julho de 2003, no Edifício-Sede, onde ocorreu uma cerimônia com uma palestra intitulada Solidariedade – um sentido para a vida. No primeiro ano de atuação do Programa foram doados mais de 70 mil quilos de alimentos a 134 instituições cadastradas. Em 2018, quase 831 mil quilos foram doados por 113 parceiros e 302 entidades foram beneficiadas.

O Mesa chegou ao interior de Minas em março de 2013. Montes Claros, norte do estado, foi a segunda cidade a receber uma unidade. Neste mesmo ano, o Programa, em BH, mudou-se para a Avenida do Contorno, onde funciona atualmente. Na cidade do norte de Minas, em 2018, 78 parceiros doadores e 175 entidades sociais beneficiadas com um total de 430 mil quilos de alimentos arrecadados.

O triângulo mineiro foi a terceira região contemplada pelo Mesa Brasil Sesc, em maio de 2014. A unidade de Uberlândia iniciou as atividades naquela época com 10 toneladas de alimentos não perecíveis e atende 261 instituições sociais com a parceria de 32 empresas doadoras. O número de arrecadações soma em 303 mil quilos.  Juiz de Fora conta com o Mesa Brasil desde fevereiro deste ano e, embora o Programa seja novidade na cidade, já está fazendo a diferença. Até o mês de julho, já foram recebidos 53 mil quilos de alimentos doados na unidade por 24 parceiros doadores. Ao todo, 61 entidades sociais passaram a oferecer cardápios mais diversificados às pessoas atendidas.

Com números expressivos, o Programa oferece ações diferenciadas em Minas Gerais, como visitas de orientação e o curso Gestão Transformadora. Essas ações visam contribuir para o desenvolvimento das entidades sociais cadastradas no Programa. As visitas possibilitam identificar as fragilidades e potencialidades das entidades, favorecendo que sejam fornecidas orientações e programadas atividades para o fortalecimento das instituições beneficiadas. Já o curso Gestão Transformadora consiste em um curso voltado à profissionais estratégicos das entidades sociais, com abordagem de assuntos relevantes para o aprimoramento das ações desenvolvidas por essas instituições. Além disso, são oferecidas ações educativas com o oferecimento de prática e orientações sobre a manipulação de alimentos com a possibilidade de definir padrões para melhorar a produtividade e gerar maior segurança, higiene e qualidade nas preparações. São oferecidas oficinas de aproveitamento integral dos alimentos com ênfase na utilização de partes não convencionais como cascas, talos e sementes. Também são desenvolvidas oficinas com o objetivo de promover alternativa de geração de renda para o público das Instituições Sociais e voluntários. 

GLOBAL FOODBANKING NETWORK

Desde 2013, o Sesc filiou-se ao Global Foodbanking Network, órgão internacional sem fins lucrativos que apoia bancos de alimentos em todo o mundo. Em 2017, o Sesc em Minas recebeu representantes desse órgão com o objetivo de renovar a certificação do Programa em âmbito nacional. E o resultado foi comemorado: mais dois anos de certificação. O órgão destacou, ainda, a qualidade do trabalho realizado, bem como a importância do Sesc promover o desenvolvimento das instituições sociais atendidas por meio das ações educativas.