Portal 135

Seminário de Literatura na Unimontes torna-se referência nacional

15/06/2018

Pesquisadores de diversas universidades brasileiras, com produções de destaque no País e no exterior, estão reunidos no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros para o XII Seminário Nacional de Literatura Brasileira. O evento, que tem como tema de destaque “Leitura Literária - representações do autor e do leitor”, foi aberto na noite dessa quarta-feira (13/6), no auditório do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), no prédio 2, em solenidade presidida pelo vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

Participam professores, acadêmicos, mestrandos, doutorandos, bolsistas de iniciação científica e estudiosos de sobre autores e estilos literários. A promoção é do Grupo de Pesquisa em Estudos Literários (GEL), Departamento de Comunicação e Letras e o Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (mestrado). Com plenárias e comunicações orais, as atividades prosseguem até esta sexta-feira (15/6), no prédio 2.

“O Seminário tem esta conotação nacional porque reúne pessoas bem importantes na pesquisa em estudos literários, com grande representatividade das principais universidades brasileiras”, analisa o professor Osmar Pereira Oliva, coordenador geral do evento. “A realização do seminário segue uma tradição do Centro de Ciências Humanas em divulgar pesquisas de professores e de alunos da graduação e da pós-graduação da Unimontes”, completou.

 

“EXPOENTES”

Para o vice-reitor Antonio Alvimar Souza, a realização do XII Seminário Nacional nos proporciona a grata sensação de receber professores e pesquisadores que são expoentes dos estudos literários para o Brasil e para o exterior. “Fico admirado com a dimensão do evento e reconheço a distinção de todos os organizadores para incentivar as relações interinstitucionais, além de fomentar novos diálogos que reforçam a condição da Unimontes de polo de ensino e de pesquisa numa área tão rica como a Literatura brasileira”, enalteceu o vice-reitor.

Diretora do CCH, a professora Mariléia de Souza deu boas vindas aos participantes e destacou o histórico do evento, que completa 12 edições justamente num momento de destaque para o mestrado em Letras/Estudos Literários, que saltou do conceito 3 para o 4 na última avaliação quadrienal da Capes/MEC, o que possibilita o pleito ao curso de doutorado na área.

Nas plenárias e sessões de comunicação oral, destaque para as obras de autores como os mineiros Guimarães, Rosa, Carlos Drummond de Andrade e dos montes-clarenses Darcy Ribeiro e Cyro dos Anjos, além de grandes nomes como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Manuel Bandeira, Ariano Suasssuna e Paulo Leminski, dentre outros.

Os eixos temáticos são “Representações do autor, do leitor e da leitura”, “Biografia, autobiografia, autoficção”, “O escritor, a biblioteca, os arquivos”, “Literatura, História, Outros Discursos” e “Leituras literárias, tradições, rupturas”. Dentre os convidados estão os professores Carlos Magno Gomes (UFS), Constância Duarte e Lyslei Nascimento (UFMG), Eduardo da Cruz e Henrique Marques Samyn (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ), Ivete Walty (PUC-Minas) e Márcia Morais (PUC-Minas), Luciene Pavanelo (Universidade Estadual Paulista (UNESP), Regina Zilberman (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e Sílvio Renato Jorge (Universidade Federal Fluminense - UFF).

A Fapemig, CAPES e a Fadenor são parceiras na realização do evento.