Portal 135

Reforma Íntima

17/06/2018

Resultado de imagem para reforma intima

Significa empenhar-se na melhora de si mesmo. Significa estudar nosso modo de pensar, falar, agir e descobrir como podemos nos aprimorar. Adorar o que é sagrado, mas sem fanatismo ou imposições.

Reforma íntima é quando nos empenhamos em desbastar a pedra bruta e a viajar ao centro de nós mesmos, e no mais profundo do nosso ser encontrar a sabedoria ainda oculta, para nos transformarmos em um homem verdadeiramente Crístico, que como o sol, sabe ser suavemente poderoso e poderosamente suave. É poderoso, mas não exibe poder; é puro, mas não se rebela contra os impuros, ao contrário, os convida a conhecer a luz.

O que em nós não está bem? O que em nós está em desarmonia? O que nos faz mal? Como podemos nos aperfeiçoar nestes pontos que identificamos? Isto é reforma íntima. É o esforço da própria vontade (livre arbítrio) reformando nosso caráter e nossas atitudes. É aprender vencer nossas paixões e conseguir dominar nossas vontades, é ir de encontro as virtudes e fugir dos vícios. Nós mesmos nos tornando melhores. Quem, senão nós, tem o poder de nos modificar. “Plante seu jardim, enfeite a sua alma... não espere que lhe tragam rosas”.

A reforma íntima tem tudo a ver com o “Conhece-te a ti mesmo”. Esta é a chave do progresso pessoal: o autoconhecimento aliado ao compromisso com a própria melhora. No princípio dá um pouco de trabalho, nossos velhos hábitos a todo momento nos convidam a desistir, pois, fazer progressos requer esforço, dedicação e disciplina. É duro ter que encarar e reconhecer nossas dificuldades e fraquezas, mas o maior desafio é vencer o nosso próprio ego, senhor absoluto, incontestável, soberano, implacável e que não se permite submeter a questionamentos, é preferível continuar com ar de superioridade, pois assim não demonstramos nossa fragilidade. A mudança exige que estejamos dispostos a encarar com honestidade as dificuldades e os problemas. Exige humildade e maturidade para reconhecer o erro.

Quando se consegue vencer esta batalha, que é travada no íntimo dos nossos pensamentos e sentimentos, descobre-se a paz, a harmonia e a luz interior que clareia todo o nosso ser, e que alumia todos que estão a nossa volta.

Evandro Colen