Portal 135

Proposta da associação dos amigos do Museu Regional - dia 28/03

21/03/2019

Fortalecer as políticas de proteção e conservação dos bens históricos e culturais da região, envolvendo diretamente a comunidade nestas ações. Este é o principal objetivo para criar a Associação dos Amigos do Museu Regional do Norte de Minas. A proposta será discutida em reunião marcada para este dia 28 de março, às 16 horas, na sede da instituição.

 

Administrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) está instalado no antigo Casarão da Fafil, na Rua Coronel Celestino, 75, no Centro Histórico da cidade. O espaço tem entrada gratuita, preservando um importante acervo da história e da cultura regional.

 

A reunião para a criação da Associação dos Amigos do Museu Regional será aberta a todos os interessados na preservação do patrimônio histórico e bens culturais, envolvendo professores, historiadores, pesquisadores, acadêmicos e pessoas da comunidade.

 

Os organizadores solicitam que os interessados venham confirmar presença no encontro até sexta-feira (22/3), junto à diretoria do museu, pelo telefone (38) 98429-6612.

 

A diretora do Museu Regional, professora Marina Ribeiro Queiroz, afirma que a proposta de criar a associação tem como objetivo fomentar as ações voltadas para a proteção do acervo e ampliar as exposições e outros eventos promovidos no espaço.

 

“O nosso objetivo é reunir pessoas sensíveis à cultura e à história e interessadas em contribuir voluntariamente com o Museu Regional, que é um patrimônio de toda região”, afirma Marina Queiroz. Ela lembra que, com a criação da associação, o MRNM estará apto a receber doações.

 

O QUE É O MUSEU REGIONAL

 

O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) tem como prioridade desenvolver atividades voltadas para a pesquisa, a identificação, a conservação e a divulgação de registros da cultura material e imaterial do Norte de Minas. Inaugurado em 30 de setembro de 2014, o local funciona no casarão da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), prédio histórico que foi totalmente restaurado pelo Governo do Estado, com o apoio da comunidade e recursos de empresas, viabilizados por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

 

SERVIÇO

Reunião para criação da Associação dos Amigos do Museu Regional

Quando: 28 de março

Horário: 16 horas

Onde: sede do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM)

Rua Coronel Celestino, 75 – Centro

e-mail: museu.regionalnm@gmail.com