Portal 135

Programação especial de comemoração ao Dia da Consciência Negra

18/11/2017

Nesta segunda-feira (20), é comemorado o Dia da Consciência Negra.  A data será celebrada em Montes Claros com diversas apresentações artísticas com a temática “Consciência Negra - Expressão da Cultura Racional na década do Afrodescendente”.  A iniciativa é da Coordenadoria das Políticas de Promoção à Igualdade Racial, da Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros (NEAB).

Conforme Rodrigo Lucas Ferreira de Souza, da Coordenadoria das Politicas de Promoção à Igualdade Racial, o objetivo é a conscientização da cultura afro e o fortalecimento da luta contra o racismo e intolerância religiosa.  As atividades contam com o apoio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

PROGRAMAÇÃO

Aberta ao publico, gratuitamente, a programação será aberta às 19h30min, no Solar dos Sertões - Praça da Matriz- (centro de Montes Claros), com apresentações da cantora Amanda Souza e da dupla Fabiana e Bruno, com canções que abordam a questão afro.  Haverá também apresentações do grupo de danças parafolclóricas Saruê (da Unimontes) e de grupo de capoeira, além de representação de religiões de matriz africana.

Na terça-feira (21/11), às 19h30min, no Centro Cultural Hermes de Paula, será realizado o Cinema Comentado, com a exibição do filme “A Negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira”, de Joel Zito Araújo.  A produção será comentada pela professora Maria Railma Alves, do Departamento de Politica e Ciências Sociais da Unimontes.

Está marcada para sexta-feira (24/11), às 8 horas, a certificação da primeira comunidade reconhecida como remanescente de quilombos no município de Montes Claros, formada por 60 famílias da localidade de Monte Alto. A comunidade fica localizada na zona rural do município, na Estrada da Produção.

No sábado (25/11), haverá uma grande mobilização pela consciência negra, com a realização da II Marcha contra o Racismo e a Intolerância Religiosa. A concentração acontecerá na Praça da Catedral, de onde sairá à marcha, ás 8h30min, em direção à Praça da Matriz. A marcha é organizada pelo NEAB/Unimontes.