Portal 135

Professor Adilson realiza Projeto "simulação campanha eleitoral"

14/06/2018

O Portal 135 acompanhou o evento realizado pelo professor, Adilson do Divino Silva, que leciona o conteúdo de Filosofia, no ensino médio, na Escola Estadual Nossa Senhora Das Dores, na cidade de Joaquim Felício. O professor está desenvolvendo neste segundo bimestre um de seus projetos "simulação campanha eleitoral", totalmente interdisciplinaridade.

O objetivo desse projeto é incentivar os alunos a ler textos políticos e exercitar democraticamente o papel de cidadão, em forma de debate como exercício da busca do conhecimento e da transformação da realidade, possibilitando a todos os participante um processo de reflexão, análise, interpretação e construção de um pensamento crítico acerca da realidade. Também, o interesse pelo projeto "simulação campanha eleitoral" é um projeto interpessoal e integrado a sala de aula e toda a comunidade escolar, surgiu pela necessidade do incentivo de leitura de livros e textos políticos, onde os alunos podem questionar sem medo. Espaço onde  oferecemos critérios, para que ele possa julgar a realidade por meio da prática do questionamento, já que vimemos na era da informação e muitas vezes não nos damos oportunidade de refletir sobre os acontecimentos do dia a dia.

No contexto educacional, é atribuído à escola o papel de formar cidadãos que sejam capazes de compreender a história de seu país. Este ano é eleitoral e com isso nossas responsabilidades intensificam, faz se necessária novas estrategia para incentivar os alunos na prática efetiva de pensar, refletir e agir, por meio de um processo democrático. Assim é na sala de aula que despertamos a curiosidade de conhecer.

Por fim, no dia 14/06/2018, às 08:00 horas demos início o 1° debate eleitoral, na referida escola, com a maioria dos candidatos: "deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da republica", centenas de alunos  e convidados surpreenderam com a belíssima apresentação dos candidatos. Os telespectadores aplaudiram os candidatos que abordaram temas de suma importância como educação, saúde, economia, etc. Finalmente, O diretor da escola agradeceu todos e convidou para uma belíssima merenda. Vale lembrar que os alunos irão votar na próxima quinta feira, no dia 21/06/2018, em seguida marcaremos a posse solene para os eleitos.