Portal 135

Posse da Diretoria da 232ª Subseção da OAB/MG de Buenópolis

30/01/2018

 

Em uma sessão muito concorrida no Fórum da cidade de Buenópolis, onde personalidades como o Desembargador Dr. Delmival de Almeida Campos, o Presidente da OAB/MG, Dr Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, o Delegado de Polícia Civil Dr. Alexandre Kennedy Ladeia Barbosa e várias  outras autoridades que abrilhantaram ainda mais a posse da diretoria da 232ª Subseção da OAB/MG.

 

Composição da mesa: Presidente da OAB Seccional Mineira Dr. Antônio Fabricio Gonçalves, Prefeito de Buenópolis Célio Santana, Secretário Geral Adjunto da OAB Seccional Mineira  Dr Charles Vieira, Presidente da Câmara de Buenópolis Wanderley Severino Pinto, Presidente da Subseção de Corinto Adilson Alves Moreira, Presidente empossado da Subseção de Buenópolis Dr. Fabiano Valadares Pires Camargos, Representante do Juiz da Comarca Sr. Adilon Leal Dias, Representante do Ministério Público da Comarca Sr. Enildo Gomes Meira Filho, Diretor Institucional da OAB Seccional Mineira, Dr. Fabrício Souza de Almeida Cruz. Demais autoridades presentes: Delegado de Polícia Civil Dr. Alexandre Kennedy Ladeia Barbosa e o Conselheiro do Pleno da OAB Seccional Mineira, Dr. Donaldo José de Almeida

Dr. Antônio Fabrício iniciou a sessão com uma fala direta e com muita propriedade, onde reiterou a necessidade de uma justiça forte e atuante, reforçando a importância e a responsabilidade do Advogado para a defesa dos direitos do cidadão para a prevalência de uma justiça justa e perfeita.

 

Dr. Fabiano Valadares em seu discurso de posse relembrou a época da inauguração do prédio do Fórum e salientou o seu valor para o bom andamento de uma justiça mais dinâmica e que colabore para o pleno exercício da advocacia. Dr. Fabiano continua sua fala reforçando a necessidade de Delegado, Juiz e Promotor fixos, “hoje, após vários anos de sua inauguração vivemos um colapso. A falta de juiz, promotor e delegado fixos em nossa Comarca é a principal barreira para o exercício pleno da advocacia; não menos importante temos ainda o fechamento da cadeia pública municipal. A defensoria Pública também não funciona, sem Defensor a vários anos, todavia, tal carência é suprida pelo trabalho árduo dos advogados dativos, que mesmo sem o pagamento dos honorários devidos pelo estado, ainda trabalham em prol da população carente, na esperança que tal situação seja regularizada um dia”.

Contou também sobre como nasceu a ideia de se criar uma Subseção da OAB em Buenópolis. “Em fevereiro de 2017, juntamente com um grupo de advogados militantes da Comarca, formalizamos um requerimento ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, expondo a situação da Comarca e requerendo o provimento de um juiz fixo, sendo o mesmo entregue em mãos do 1º Vice-presidente, Desembargador Geraldo Augusto de Almeida. Naquela oportunidade, contei com o apoio da Estimada Professora Dra. Maria Flávia Cardoso Máximo, e de seu pai Dr. Jacob Lopes de Castro Máximo, ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/MG, grandes advogados, fonte de inspiração desde à época da faculdade, a quem não poderia deixar de agradecer neste momento. Em todas as correições realizadas, seja pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, pelo Ministério Público e também na Correição do Conselho Nacional de Justiça, sempre manifestamos pela necessidade extrema de provimento de juiz e promotor fixos para a Comarca. Após requerer o apoio Institucional da Diretoria da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais, o Secretário Geral Adjunto, Dr. Charles Vieira, tomando conhecimento da situação, e abraçando a nossa causa sugeriu a criação desta Subseção para fortalecimento da classe. Assim, com o apoio do Dr. Charles Vieira, e de toda a Diretoria desta gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, conseguimos aprovar a Criação da 232ª (ducentésima trigésima segunda) Subseção da OAB/MG de Buenópolis e aprovação desta Diretoria, por deliberação unânime do Conselho Pleno, não podendo deixar de agradecer oportunamente além dos membros desta gestão, a quem faço na pessoa do Dr. Antônio Fabrício, também a Conselheira e Relatora Dra. Fernanda Joyce Ferreira Rabelo e o Conselheiro Dr. Donaldo José de Almeida, pelo empenho na Criação da Subseção de Buenópolis. Não poderia deixar de agradecer o Conselheiro Suplente Dr. Castellar Modesto Guimaraes Neto, que a pedido do Vereador Carlos Maurício de Almeida, a quem também agradeço, empenhou-se em nossa causa. Agradeço ao Dr. Adilson Alves Moreira, Presidente da Subseção de Corinto, pelo trabalho desenvolvido durante vários anos em favor dos advogados da Comarca de Buenópolis. Agradeço aos Nobres Colegas Advogados, e especialmente, aos que se empenharam na concretização deste objetivo, renunciando às próprias vaidades para que o sonho da Criação e Instalação desta Subseção torna-se realidade. Esta Diretoria que hoje toma posse, lutará incansavelmente, dialogando e buscando melhorias, para toda a Classe, e, sobretudo apoiando o jovem advogado que mais necessita da força desta instituição. Não poderia deixar de citar nosso Decano e Estimado Colega Dr, Duntalmo Pimenta Filho, que podendo trilhar diversos caminhos, escolheu lutar pela advocacia em nossa Comarca, exercendo-a initerruptamente a quase cinquenta anos, a quem expresso meu reconhecimento e admiração".

Completou o Presidente, “se a algum tempo atrás era inimaginável a Criação e Instalação de uma Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em nossa Comarca, hoje vivemos um momento histórico não só para a advocacia, mas também para toda a população da Comarca de Buenópolis, um fato que irá repercutir diretamente na vida de cada Cidadão desta Comarca, que abrange as Cidades de Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício, desde a autoridade mais importante ao cidadão mais simples, a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Buenópolis estará sempre presente”.

Finalizando Dr. Fabiano proferiu: “O nosso Estatuto, disciplina que a OAB tem por finalidade: promover a disciplina e defesa da atuação dos advogados, além de defender a Constituição, a ordem jurídica, os direitos humanos e a justiça social. É com esse propósito que assumo a Presidência da Subseção de Buenópolis que ora se instala, juntamente com toda a Diretoria: o Vice-presidente Dr. Paulo Roberto Lopes Cachoeira, a Secretária Geral Dra. Anna Paula Baroni Paranhos, a Secretária Geral Adjunta Dra. Carla Cristina Ribeiro de Menezes e o Tesoureiro Dr. Dênis Soares Silva Zica, a quem não poderia deixar de agradecer por aceitarem o desafio de assumirmos uma Subseção recém-criada, com vários desafios a serem enfrentados”.

  

Após o encerramento os presentes foram convidados para um coquetel no espaço Comida de Chef, em um ambiente confortável e descontraído os convidados degustaram diversos salgados além de uma grande variedade de sabores de crepes feito na hora, tudo isso acompanhado de uma boa bebida gelada.