Portal 135

PARCELAMENTO DE DÉBITOS INCIDENTES SOBRE VEÍCULOS

12/01/2018

E o crédito DESTA AÇÃO, desse verdadeiro presente entregue ao Governador, SÓ FOI POSSÍVEL DEVIDO, ao grande gestor, a iniciativa, a coragem do delegado geral de polícia, Rogério de Melo Franco Assis Araújo, que já realizava um excepcional trabalho à frente do Detran, que assinou e é de sua lavra a Portaria 753/2017 Detran MG publicada no DO em 13/12/2017, que implantou o PARCELAMENTO DO IPVA EM MINAS GERAIS!

Resultado de imagem para parcelamento do ipva
A partir de quarta-feira (10), o cidadão poderá pagar multas, impostos e outros débitos incidentes sobre veículos por meio de cartão de crédito.  O Detran-MG orienta que o cidadão interessado procure os postos de atendimento mais próximos à sua residência ou local de trabalho.

Clique aqui para conferir a localização dos postos de atendimento mais próximos da sua residência.

Como funciona

Antes de se dirigir ao posto de atendimento, o cidadão deve emitir as guias de pagamento (multas, IPVA, taxa de licenciamento e seguro DPVAT) e ter em mãos os documentos de identificação (carteira de identidade atualizada e CPF). Caso não possa apresentar os boletos impressos, o solicitante deverá levar o documento do veículo (licenciamento do ano anterior).

No posto de atendimento, o cidadão será orientado sobre o parcelamento, fará a simulação dos valores e, em seguida, será encaminhado para a efetivação do serviço caso esteja de acordo com a proposta.

O Detran-MG ressalta que os custos da operação estão sujeitos aos juros praticados pelo mercado e variam conforme a opção de parcelamento escolhida pelo cidadão, que será informado no momento da transação sobre os valores. A opção de parcelamento é uma operação de crédito a ser contratada pelo cidadão junto às empresas credenciadas – escolhidas após edital publicado no Diário Oficial. A empresa credenciada realizará o pagamento dos débitos à vista para os cofres públicos, possibilitando ao cidadão regularizar a situação do veículo.

O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes e são aceitas todas as bandeiras de cartões, podendo ser usados até três cartões diferentes para efetuar o pagamento.

Mais de cem postos de atendimento já estão disponíveis em todo o estado para pagamento parcelado de multas, impostos e outros débitos incidentes sobre veículos por meio de cartão de crédito.

O cidadão interessado deverá emitir as guias de pagamento previamente. Na data do vencimento dos débitos, o horário limite para pagamento parcelado é 18h. 

Documentos:

  • Carteira de identidade atualizada (original) com CPF;
  • Taxas impressas dos débitos a serem pagos. Caso não possa apresentar os boletos impressos, o solicitante deverá trazer o documento do veículo (licenciamento do ano anterior).

Obs.: O pagamento será realizado em máquina específica para pagamento com cartões de crédito, sendo necessário o cartão físico. Não será possível efetuar pagamento apresentando apenas os números do cartão.

O parcelamento dos débitos poderá ser realizado na sede do Detran-MG e nas unidades credenciadas listadas abaixo:

Departamento de Trânsito de Minas Gerais
Avenida João Pinheiro, 417, Boa Viagem – Belo Horizonte/MG – CEP 30.130-183
Funcionamento: Segunda a sexta-feira de 8 às 18 horas - Ininterrupto.