Portal 135

Núcleo de Ações Contábeis da Unimontes orienta comunidade acadêmica

05/04/2018

O Núcleo de Ações Sociais e Contábeis (NASC), do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), oferece à comunidade acadêmica um trabalho de orientação quanto ao processamento e entrega da Declaração do Imposto de Renda (IR 2017/2018) de Pessoa Física. A ação é prestada gratuitamente para professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e seus familiares.

O atendimento será estendido até a próxima sexta-feira (6/4), de 8 às 12 horas, na sala 209/B, no segundo andar do prédio 1 (campus-sede), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

O Projeto de Consultoria Contábil e Tributária (CCT), do NASC/Unimontes, é coordenado pelos professores tributaristas José Henrique Barbosa Oliva e Regina Gomes dos Santos, com o apoio cinco docentes orientadores e 22 acadêmicos voluntários de diversos períodos do curso de Ciências Contábeis.

Os universitários participaram de uma capacitação sobre o software e sistema adotado pela Receita Federal, com a orientação dos professores responsáveis pela consultoria à comunidade acadêmica.

A professora Mônica Nascimento e Feitosa, coordenadora do NASC, explica que, por intermédio dos professores e acadêmicos do projeto de consultoria gratuita, são repassadas para os integrantes da comunidade universitária todas as informações sobre o preenchimento correto e entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física feitos pelo sistema eletrônico – no site da Receita Federal.

Ela ressalta que são esclarecidas questões como: quem está obrigado a declarar o Imposto de Renda; quais as despesas que podem ser deduzidas; quem pode ser colocado como dependente; a exigência de CPF para dependentes – a partir de oito anos de idade.

Também são oferecidos esclarecimentos sobre as inovações e novidades da declaração do IR, destacando: a nova exigência de constar especificação dos bens como nos veículos (o número do RENAVAM); e nos imóveis a inscrição imobiliária municipal, matrícula, cartório do registro da escritura, data de aquisição; a mudança do CNPJ do Governo do Estado na fonte recebedora e outras informações.

“Esta ação oferece a oportunidade primordial da extensão no NASC que é transformar conhecimento em ação, com a prestação de serviços de consultoria individual da declaração para a comunidade acadêmica”, afirma a professora.

Ela lembra que a ação acontece desde 2006 e que, neste período, já foi atingido um público de aproximadamente 950 consultorias para professores, acadêmicos, servidores e familiares diretos. A coordenadora ressalta, ainda, que a iniciativa reforça a conscientização sobre a necessidade de realizar o planejamento tributário das receitas e despesas anuais e o arquivamento dos documentos comprobatórios.

SERVIÇO

Orientação gratuita

Preenchimento e entrega da Declaração do Imposto de Renda

Pessoa Física

Público-alvo: professores, servidores técnico-administrativos, alunos e seus familiares

Até quando: sexta-feira (6/4)

Horário: 8 às 12 horas

Onde: NASC, na Sala 209 –B

Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Prédio 1 do campus-sede

Informações: (38) 3229-8317