Portal 135

Novembro Azul, mês da campanha de prevenção do câncer de próstata

01/11/2018

Segundo tipo de tumor mais comum entre os homens deve ter 68 mil novos casos este ano

Acontece hoje (01), na praça Dr Carlos, o Lançamento da campanha Novembro Azul, através da parceria entre a Unimontes, Loja Maçonica Vigilantes do Norte, Prominas, Conselho de Veneráveis do Norte de Minas, Facit e prefeitura de Montes Claros.  

Fotos: Mauro Ferreira

O movimento de conscientização sobre a importância de detectar o câncer de próstata precocemente, aumentando as chances de cura. Conforme dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), mais de 68 mil novos casos da doença e cerca de 13 mil mortes devem ocorrer ainda este ano em decorrência do câncer de próstata. 

A campanha faz um alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. Isso porque, de modo geral, o tumor é de crescimento lento e tem cerca de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente. 

De acordo com o urologista Geraldo Faria, coordenador da campanha Novembro Azul da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), o câncer de próstata é o tipo de tumor maligno que mais atinge a população masculina e só tem cura quando diagnosticado precocemente. "As mulheres também devem incentivar os homens de sua família, com mais de 50 anos, para que realizem os exames preventivos de próstata", diz. 

O médico lembra que quando o diagnóstico é feito tardiamente, quase sempre há pouco a fazer e o resultado acaba sendo a morte do paciente. 

Aproveite a oportunidade e não perca tempo!