Portal 135

Manual de Metodologia de Pesquisa em Turismo é lançado

25/06/2018

Em busca de novos instrumentos para beneficiar o turismo, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), por meio do Observatório do Turismo, identificou a necessidade de reunir, em um único documento, diversas sugestões referentes ao levantamento de dados sobre o turismo no estado.

metodologia


A ideia é auxiliar na construção de estudos e pesquisas que possibilitem traçar estratégias mais adequadas de atuação, levando à melhor alocação de recursos em turismo, sem perder de vista o aumento do bem-estar de moradores e visitantes dos municípios mineiros.

E para isso, a Setur-MG produziu um material dedicado às metodologias de pesquisa em turismo para evidenciar a importância do planejamento, execução e fomento das ações voltadas ao setor, objetivando sua expansão e a geração de emprego e renda. “Esperamos que este documento seja utilizado como um material de apoio na construção de metodologias de pesquisas nas diferentes esferas governamentais,” alerta o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais.

O levantamento de estatísticas do turismo viabiliza ao poder público a criação de políticas efetivas para o setor a partir do momento em que permite compreender o perfil dos visitantes e o impacto causado pela atividade em cada local.  “Há uma dificuldade enfrentada não só pelos municípios, mas também pelo Estado, na padronização de dados turísticos. Essa padronização de informações tem o objetivo de criar uma base de comparação entre os dados de diferentes localidades, fazendo com que eles auxiliem efetivamente no planejamento alcançando o êxito das ações turísticas,” conclui Arrais. 

Para ter acesso ao manual, acesse: www.observatorioturismo.mg.gov.br/metodologia-de-pesquisas-em-turismo.

Sem título

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo de MG                 
Fone: +55 (31) 3915-9499 
imprensa@turismo.mg.gov.br  
www.minasgerais.com.br

www.turismo.mg.gov.br

Descrição: RECICLÁVEL