Portal 135

Maior circuito de artes cênicas do Brasil chega a Montes Claros

15/09/2018

#SescMinas #PalcoGiratorio #SonoraBrasil

Resultado de imagem para Palco Giratório 2018 em Montes Claros

Palco Giratório, iniciativa do Sesc de difusão e intercâmbio de artes cênicas, estará em Montes Claros nos dias 29 e 30 de setembro, para uma programação totalmente gratuita, com o Coletivo Lugar Comum, de Recife (PE) e com o Circo Amarillo, de São Paulo (SP). Serão oferecidos espetáculos abertos ao público.

No dia 29, às 9h, o Coletivo Lugar Comum apresentará na Praça Doutor Carlos Versiani, a performance de rua Motim. A montagem consiste em levar para as ruas uma performance de dança a partir da temática do riso como possibilidade de ação micropolítica, que potencializa o corpo, com ênfase nas possibilidades de estabelecer relações de empatia entre as pessoas da sociedade, trazendo temas como a alteridade e o trânsito entre diferentes camadas sociais. A proposta artística do espetáculo aponta para uma pesquisa continuada do coletivo em habitar outros ambientes artísticos, alargando as fronteiras da atuação da dança, seja pelo diálogo com as artes performáticas, seja pela utilização dos espaços públicos para a apresentação. 

Encerrando a programação do Palco Giratório em Minas Gerais, no dia 30, às 17h, o Circo Amarillo leva o espetáculo cômico Clake, de direção do ator Domingos Montagner, para a Praça da Catedral. A peça evidencia o trabalho da dupla Marcelo Lujan e Pablo Nordio como palhaços excêntricos musicais. Sequências de gags clássicas são combinadas com a linguagem contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria física e musical. Uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte o público de todas as idades.

Confira aqui mais informações sobre Palco Giratório 2018 em Minas Gerais.

Saiba mais sobre o Circuito Nacional do Palco Giratório.

 

MONTES CLAROS TAMBÉM RECEBERÁ O ‘SONORA BRASIL’ EM SETEMBRO

Ainda em setembro, Montes Claros receberá outra iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, o Sonora Brasil. De 23 a 26 de setembro, a cidade recebe os grupos Coco de Tebei (23), Samba de Pareia da Mussuca (24), Coco de Zambê (25) e Coco do Iguape (26). As apresentações ocorrem às 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros (rua Viúva Francisco Ribeiro, 191, Centro) e a entrada é gratuita.

Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil caminha para o encerramento do biênio 2017/2018, que tem os temas Na pisada dos cocos e Bandas de Música: formações e repertórios. A seleção dos artistas e a definição das temáticas é feita por uma curadoria nacional, formada por profissionais do Sesc de todo o país.

Em 2017, circularam pelo Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil os grupos que representaram o tema Bandas de Música: formações e repertórios. As regiões Norte e Nordeste receberam os grupos que integram o tema Na pisada dos cocos. Este ano, a ordem se inverte.

No ano passado, o projeto promoveu 420 concertos de música regional brasileira, em 108 cidades, incluindo municípios fora dos grandes centros urbanos.

Além de Montes Claros, o Sonora Brasil também passará por Belo Horizonte, Teófilo Otoni e Uberaba, em setembro.

Clique aqui e saiba mais sobre o Sonora Brasil e os temas do biênio 2017/2018.

 

 

SOBRE O ‘PALCO GIRATÓRIO’

 

Desde sua criação, o Palco Giratório se consolida como o maior circuito de artes cênicas do Brasil e já alcançou 5,5 milhões de pessoas. Pela primeira vez, seu lançamento nacional aconteceu em Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, em março. Desde então, a 21ª edição circula pelo país destacando a (re)existência das artes por meio do circo e da luta de artistas e grupos das cinco regiões brasileiras, trazendo reflexões sobre o fazer artístico e sobre o atual contexto político e social do país.

 

Em 2018 estão previstas 625 apresentações artísticas, 33 Aldeias e mostras regionais de arte e cultura, e mais de 1.600 horas de oficinas, em 132 cidades de 26 estados e Distrito Federal, realizadas por 20 grupos de 12 estados brasileiros. Minas Gerais conta com um representante na circulação nacional: o Quatroloscinco, que viaja pelo país com o espetáculo Fauna.

 

Além de Uberlândia, as cidades de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Paracatu, Poços de Caldas e Araxá já receberam atrações do Palco Giratório. De 27 a 30 de setembro, o circuito encerrará a itinerância por Minas Gerais em Montes Claros.

 

 

SOBRE O ‘SONORA BRASIL’

 

Criado em 1998, o Sonora Brasil é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc e tem o objetivo de divulgar grupos tradicionais que trabalham com músicas não comerciais e valorizar a cultura regional, além formar novos ouvintes e plateias. A seleção dos artistas e a definição das temáticas é feita por uma curadoria nacional, formada por profissionais do Sesc de todo o país.

 

O projeto possibilita ao público o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pela instituição. A proposta é despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando as especificidades das obras e de seus intérpretes.

 

 

SERVIÇOS

 

Palco Giratório 2018 em Montes Claros

 

Performance de rua Motim, com o Coletivo Lugar Comum (Recife/PE)

Data: 29/9/2018, sábado

Horário: 9h

Local: Praça Dr. Carlos Versiani, Centro

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

Entrada gratuita.

 

Espetáculo Clake, com o Circo Amarillo (São Paulo)

Data: 30/9/2018, domingo

Horário: 17h

Local: Praça da Catedral, Centro

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

Entrada gratuita.

 

Sonora Brasil - biênio 2017/2018: Na pisada dos cocos

 

Coco de Tebei (Tacaratu/PE)

Data: 23/9/2018

Horário: 19h

Local: Salão de Convenções do Sesc Montes Claros (rua Viúva Francisco Ribeiro,191, Centro)

Entrada: gratuita

 

Samba de Pareia da Mussuca (Laranjeiras/SE)

Data: 24/9/2018

Horário: 19h

Local: Salão de Convenções do Sesc Montes Claros (rua Viúva Francisco Ribeiro,191, Centro)

Entrada: gratuita

 

Coco de Zambê (Tibau do Sul/RN)

Data: 25/9/2018

Horário: 19h

Local: Salão de Convenções do Sesc Montes Claros (rua Viúva Francisco Ribeiro,191, Centro)

Entrada: gratuita

 

Coco do Iguape (Aquiraz/CE)

Data: 26/9/2018

Horário: 19h

Local: Salão de Convenções do Sesc Montes Claros (rua Viúva Francisco Ribeiro,191, Centro)

Entrada: gratuita

 

Informações sobre o evento (público): (38) 2104-5100

Informações para a imprensa: Izabela Borges (38) 98428-6260 | Caroline Melo | Saulo Penaforte (31) 3279-1479 | (31) 98201-1561 | 98766-6951 | imprensa@sescmg.com.br

 

 

Veja esta e outras informações na SALA DE IMPRENSA