Portal 135

Lançamento é marcado por novidades no ramo de negócios

11/05/2018

“É um evento que destaca, mesmo em tempos adversos, o trabalho do produtor, persistente, esperançoso e corajoso, que constrói resultados surpreendentes pelo seu esforço, pela transformação e pela movimentação que provoca na economia”.

A Sociedade Rural de Montes Claros realizou, na noite de terça-feira (08), no Centro de Eventos, o lançamento da 44ª Expomontes e apresentação das rainhas. Na cerimônia, também houve a entrega técnica da usina de energia fotovoltaica.

O evento bastante prestigiado contou com a presença de empresários, imprensa, patrocinadores e o grande protagonista de toda ação da entidade promotora da Feira: o produtor rural.

Considerada uma das maiores mostras da agropecuária do Brasil, a Expomontes será realizada de 29 de junho a 08 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

R$ 500 milhões devem ser movimentados nos dez dias de evento. Cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos são gerados. Com o slogan “O Campo é a Nossa Raiz”, o maior espetáculo do homem do campo apresenta novidades para 2018, quando é realizada a 44ª edição da Exposição, que fomenta a movimenta toda a economia da região onde está inserida.

As águas que caíram nos últimos meses foram um alento para o homem do campo, que tem sofrido as amarguras de prejuízos por causa da severa seca que assola a região. O momento é de esperança.

“A Expomontes é resultado de uma imensurável união de forças, é trabalho, é negócio, é pesquisa e é política no sentido mais amplo da palavra. Traz o propósito de chamar a atenção de todos para os desafios encontrados na atividade rural. Tem um discurso progressista, buscando soluções para o campo e difundindo informação aos que querem aprimorar suas atividades. Discute-se água, energia, políticas públicas para as secas e para a viabilidade econômica do norte de Minas”, encerra José Luiz Veloso Maia, presidente da Sociedade Rural.

A Feira traz uma novidade no ramo de energia para este ano.

“Nós recuperamos bastante com as chuvas e já temos uma expectativa muito grande para este ano de 2018 e 2019, além disso, as previsões climáticas indicam que o período chuvoso nos anos seguintes será sempre voltado para a normalidade. Este ano temos duas grandes novidades, que é a energia fotovoltaica, o parque a partir, desta quarta-feira (09), ele se torna autossustentável. E o retorno do programa Pró-Genética, que é um programa do governo de melhoramento genético da região. No momento, o Pró-Genética é importante porque o rebanho da região reduziu muito e agora, com a melhora das pastagens, então o retorno dos animais nós temos que trabalhar para que sejam animais da mais alta qualidade”, afirma José Luiz.

Serão 80 estandes no tamanho tradicional e 30 reservados para uma pequena feira, reservada para pequenos empresários também participarem da Exposição.

“Estamos com um espaço diferenciado para os pequenos empresários. Serão 30 estandes, em forma de pequena feira, para quem nunca expôs na feira, vim experimentar e sentir como é a Expomontes, empresários que nunca participaram por causa do investimento. Nós percebemos que muitas pessoas gostariam de está na feira com a gente, mas não podia porque o investimento é alto, então nós abrimos esse espaço para mais empresários participarem”, explica o diretor financeiro da Expomontes, Norberto de Assis.

Mariah Carvalho, marketing de negócios da entidade, já comemora os resultados.

“Os nossos clientes fieis já reservaram estandes. Este ano, muitas novidades para oferecer aos empresários de todos Brasil. A feira é vitrine do agro e espaço importante de visibilidade para marcas, produtos e empresas”, encerra.

A Expomontes é a maior feira do Norte de Minas e tem se consagrado em cada edição. Nesta festa, não poderia faltar um grande dia para o aniversário de Montes Claros, 3 de Julho.

“É um dia reservado para a festa da cidade, nós não podemos deixar de festejar o aniversário de Montes Claros. É uma tradição a Prefeitura fazer uma festa. A região passa por um momento muito difícil, de seca prolongada e essa explosão aqui, é a alegria da volta da chuva. A Expomontes é um momento muito importante de celebração pela volta da água no Norte de Minas”, comemora o Prefeito de Montes Claros, Humberto Souto.

Programação de Shows

A Expomontes não é apenas uma feira de grandes produtores, é também uma festa de grandes atrações nacionais. Este ano a programação está recheada e caprichada.
“Este ano nós aproveitamos que o horário estendeu para às 2h da manhã, então quase todos os dias terão roda dupla, com dois shows e bem diversificado, estamos trazendo axé, forró, dj, sertanejo. Já é o 7º ano consecutivo que a Cia realiza os shows da Expomontes e nós nos sentimos muito honrados em realizá-la”, afirma o diretor da Cia Promoções, Rodrigo Drumond.

Além de toda programação, a Cia traz um novo espaço, o Lounge para 20 pessoas. Serão dez espalhados pelo parque.

Grade de Shows

29/06 - sexta-feira
Simone e Simaria
30/06 - sábado
Marília Mendonça
01/07 – domingo
Padre Fábio de Melo 
Padre Jairo 
02/07 - segunda-feira
Léo Santana
Henrique & Juliano
03/07 - terça-feira
Aniversário da cidade (programação a definir)
04/07 - quarta-feira
Noite Universitária 
05/07 - quinta-feira
Gabriela Rocha – Show Gospel
06/07 - sexta-feira
Luan Santana
Nego do Borel
07/07 – sábado
Matheus & Kauan
Alok
08/07 – domingo

Tarde
Lady Bug, Patrulha Canina e o Príncipes e Princesas, com presença garantida do Frozen.
Noite 
Xand Avião
Mano Walter

Segurança

Durante dez dias de evento, cerca de 350 mil pessoas passarão pelo Parque de Exposições João Alencar Athayde. Para tanto, é necessário uma segurança reforçada, que já inicia os trabalhos antes de começar a feira.

“A Polícia Militar tem um papel muito importante nessa construção então, a partir da semana que vem, iniciam os preparativos junto com a Sociedade Rural e os demais órgãos envolvidos na construção do planejamento durante os dez dias de evento. A Polícia Militar utiliza estratégias específicas nesse período para potencializar as ações da polícia, para possibilitar que a população curta com segurança os shows e a feira”, explica o Tenente Coronel Hansen, Comandante do 50º Batalhão de Polícia Militar e responsável pelo policiamento do Parque.

Rainhas

As rainhas são a representatividade da família rural na Expomontes. Uma tradição preservada por entender que essa é uma festa que vai muito além dos negócios.
SOCIEDADE RURAL DE MONTES CLAROS
CAMILLE LEITE SILVA
SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE MONTES CLAROS
MARIANA CORRÊA MACHADO MOURÃO
SICOOB CREDINOR
MARIA LUIZA SILVEIRA LOPES
NÚCLEO MANGALARGA MARCHADOR DO NORTE DE MINAS
MARIA ALICE SANTOS MAIA

Informações sobre shows: 38-3222-6969
Informações sobre estandes: 38-3215-1212