Portal 135

Lafayette Andrada, palestra em homenagem ao “Patriarca da Independência”

20/06/2018

O deputado estadual, Lafayette Andrada representou o pai, deputado federal, Bonifácio Andrada na Mostra “Bonifácio, o Patriarca da Independência”, realizada pela Escola de Gestão Pública (EGP) de Jundiaí (SP). O evento, ocorrido no último dia 14, encerrou a semana de homenagens ao estadista que entrou para a história como um dos personagens mais importantes para a independência do País.  “Foi uma honra, participar deste evento e falar sobre uma figura tão importante para a história do Brasil”, ressaltou o deputado Lafayette Andrada.

O Diretor Silas Feitosa agradeceu a presença do deputado e fez um balanço do evento. “Tenho dito que os problemas que estamos enfrentando no Brasil não são de ordem política e sim cultural. Terminamos a Mostra com sucesso e com a certeza de que a EGP está fazendo sua parte no resgate histórico e cultural do nosso país”, concluiu. “É preciso valorizar figuras como José Bonifácio de Andrada e Silva. Muitos personagens como ele, hoje, passam despercebidos nas aulas de história”, lamentou a Diretora da Área de Projetos da Escola de Gestão Pública de Jundiaí, Maria Olívia Gonçalves.

Durante toda a semana (11 a 15 de junho), painéis que relatam a vida de José Bonifácio de Andrada e Silva foram expostos, para que alunos e funcionários tivessem acesso à vida e obra do Patriarca da Independência, nascido em Santos, no dia 13 de junho de 1763. Além da exposição, a Escola também recebeu o pesquisador e historiador Rafael Nogueira, um dos maiores especialistas sobre a atuação deste estadista na Independência do Brasil e na formação do Império. Na sexta-feira, 15, os painéis foram levados para o Paço Municipal para que visitantes e servidores da prefeitura também pudessem ter acesso ao acervo.