Portal 135

Instituto de Ciências Agrárias lança edital para mestrado

18/12/2018

O campus passa a ofertar a pós-graduação a partir de 2019; as inscrições vão até 10 de janeiro

A partir do próximo ano letivo o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros, passa a ofertar um novo curso de Pós-graduação strictosensu, em Ciências Florestais. O edital de seleção para a primeira turma foi lançado nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, no site institucional. As inscrições devem ser realizadas até 10 de janeiro.

 

São 12 vagas ofertadas em edital regular, com reserva de três para candidatos autodeclarados negros e duas vagas ofertadas em edital suplementar, reservadas para candidatos indígenas ou com deficiência. O curso pretende estimular a produção de pesquisas com uma visão crítica do modelo recorrente de atividade florestal, aliado à proposição de alternativas e estratégias de ação frente aos desafios enfrentados para o desenvolvimento de uma economia produtiva sustentável nas áreas abrangidas pelo semiárido.

O curso possui uma área de concentração, de “Recursos Florestais”, e duas linhas de pesquisa: “Silvicultura no semiárido” e “Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais”. Podem se inscrever graduados em áreas afins à área de estudo. O processo de seleção será em três etapas: avaliação de conhecimentos específicos na área das Ciências Florestais, a ser realizada no dia 28 de janeiro, avaliação do Curriculum vitae, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação do projeto de pesquisa, de caráter classificatório.

A inscrição deve ser entregue em envelope único e lacrado com toda documentação encadernada. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever na secretaria da Pós-graduação (Anexo do Centro de Atividades Administrativas e Didáticas – CAAD, Av. Universitária, 1.000 - Bairro Universitário - CEP: 39 404-547, Montes Claros - MG). O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Também serão aceitas inscrições pelo Sedex, desde que postadas até o dia 2 de janeiro de 2019. O resultado final da seleção será divulgado em seis de fevereiro de 2019.

Políticas afirmativas

Em cumprimento à Política de Ações Afirmativas da UFMG, também foi lançado um edital suplementar para oferta de duas vagas, uma para indígenas e uma para portadores de necessidades especiais. Para concorrer às vagas o candidato deverá comprovar sua condição de pessoa com deficiência ou indígena. O candidato que declarar ter alguma deficiência, se classificado no processo seletivo, deverá se submeter à perícia médica por órgão específico da UFMG. Toda a documentação necessária para a inscrição está discriminada no edital.

No edital, são considerados “indígenas os candidatos assim autodeclarados, que apresentarem declaração sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas de sua respectiva comunidade e declaração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), atestando que o candidato reside em comunidade indígena”.

Com a oferta do novo curso de mestrado, o Instituto de Ciências Agrárias passa a ter quatro cursos de mestrado, além de um doutorado em Produção Vegetal, uma especialização e seis cursos de graduação.  

Mais informações sobre a inscrição podem ser obtidas nos editais disponíveis na página do Mestrado em Ciências Florestais