Portal 135

III Colóquio Michel Foucault da Unimontes começa nesta terça (28)

28/11/2017

De 28 a 30 de novembro, professores, acadêmicos e pesquisadores das áreas de Filosofia e História estarão reunidos no III Colóquio Michel Foucault da Universidade Estadual de Montes Claros. O evento é organizado pelo grupo de Pesquisa "Pensamento Contemporâneo", do Departamento de Filosofia, em parceria com o Programa de Pós-graduação em História da Unimontes. 

Nesta edição, o colóquio destaca o tema "Vidas Precárias no Contexto da Biopolítica" que será abordado em palestras, mesas redondas, conferências e comunicações livres. Pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior também participam do evento cientifico, em especial, professores e acadêmicos das Universidades Federais do Paraná, de Minas Gerais, de Ouro Preto e de Uberlândia. 

Conforme os organizadores, o III Colóquio Michel Foucault abre espaço para pensar o estado atual das vidas que se encontram sob o risco da morte pela política contemporânea neoliberal. Abre ainda a perspectiva de debate a partir de outros autores como Giorgio Agamben, Judith Butler e Hannah Arendt sobre algumas questões relacionadas ao estudo do fascismo, racismo e guerras.

Ainda de acordo com a organização, “o colóquio se dedica a uma questão urgente: vidas precárias que circulam pelas ruas das cidades, verdadeiras populações flutuantes, muitos sem lugar, sem casa, sem trabalho, sem presente nem futuro”. 

LANÇAMENTO DE LIVRO

Dentro da programação, está previsto o lançamento do livro “Impressões de Michel Foucault” do mestre e doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica), professor e pesquisador Roberto Cabral de Melo Machado. Será na quinta-feira (30) às 18h30 no auditório do Centro de Educação Profissional e Tecnológico (CEPT) da Unimontes. 

Roberto Machado é Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1965), Mestre (1969) e Doutor (! 981) em Filosofia pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica. Foi ouvinte na Universidade de Heidelberg, no ano letivo 1969-70, fez vários estágios no "Collège de France", sob a orientação de Michel Foucault, entre 1973 e 1980, e Pós-doutorado na Universidade de Paris VIII, com Gilles Deleuze, em 1985-86. É professor titular aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. É consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPERJ, da FAPESP e coordenador da "Biblioteca de Filosofia" da Graal, da "Biblioteca de Filosofia" da Forense Universitária, e da coleção "Estéticas" da Zahar. É autor de vários livros com estudos sobre temas do trágico e da racionalidade e linhas de pesquisa acerca da Estética; Ontologia, História da Filosofia.    .

SERVIÇO
III Colóquio Michel Foucault -  “Vidas Precárias no Contexto da Biopolítica” 
Data: 28 a 30 de novembro de 2017
Local: Auditório Centro de Educação Profissional e Tecnológico (CEPT)

Endereço: Rua Coronel Celestino 65 – Centro - Montes Claros - MG

Site oficial do evento:  https://3coloquiofoucault.wixsite.com/foucaultbeer