Portal 135

Hospital da Unimontes faz parte da campanha “Junho Vermelho”

02/06/2019

A partir deste sábado (1º/6), o Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), inicia a mobilização para estimular a doação de sangue no Hemominas. O HUCF é uma das participantes da campanha “Junho Vermelho”, que conta com a adesão de outras instituições de saúde credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Montes Claros: Santa Casa, Hospital Aroldo Tourinho e Hospital Dilson Godinho.

A campanha também será extensiva nas demais unidades da Unimontes. O objetivo é atrair o maior número de potenciais doadores ao Hemominas entre os dias 10 e 14 de junho. Antes deste prazo, a mobilização será feita em todas as unidades e setores internos do Hospital Universitário e também no campus-sede, junto aos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, com o efeito multiplicador aos familiares.

Os coordenadores consideram a campanha pertinente, diante da aproximação do período do inverno, quando, normalmente, os estoques dos bancos de sangue são reduzidos por causa da queda nas doações; 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Para doar, os voluntários deverão fazer o agendamento junto ao Serviço “Fale Fácil do Hemominas” – disque 155 – ou pelo número (38) 3224-8238. Podem ainda comparecer diretamente à unidade do órgão em Montes Claros, na Rua Urbino Viana, 640, ao lado da Câmara Municipal. Há, ainda, o aplicativo MGapp, no qual o interessado pode agendar o atendimento/doação.

SERVIÇO

Quem pode doar sangue

Pessoas entre 16 e 69 anos – os candidatos entre 16 e 17 anos ou com mais de 60 anos devem conhecer as normas e documentos necessários para a ação.

  • Quem estiver em boas condições gerais de saúde; 
  • Quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis.
  • Quem pesa acima de 50 kg.