Portal 135

Ferroviários são homenageados em Buenópolis

06/06/2017

Neste sábado (03/06) o Portal 135 registrou a reinauguração da Praça dos Ferroviários, a espaço que faz parte do conjunto da Estação Ferroviária foi construída por Dr Edvaldo, quando ainda era engenheiro da RFFSA e agora revitalizada pela família Goulart Pimenta, que prestou homenagem aos ferroviários que fizeram parte da história de Buenópolis. O monumento foi construído com peças recuperadas da própria Rede Ferroviária.

Em forte emoção os homenageados foram saudados pela Banda Euterpe Santa Cecília, do qual fizeram e ainda fazem parte ferroviários e familiares, o ponto alto da apresentação se deu quando o maestro Renato Goulart se perfilou junto ao seu primeiro mestre Raimundo Jordão e aos seus companheiros de Banda.

A chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil, que dá início as suas obras em meados de 1910, propiciam o surgimento de uma região central que posteriormente será denominado de Buenópolis. O engenheiro Pedro Dutra foi incumbido de construir a estação ferroviária, traçar a planta de uma cidade ao seu redor, demarcando ruas e praças, em uma região que era de mata fechada, dando início à construção da matriz e da 11ª Residência da Companhia. A estação foi inaugurada a 4 de setembro de 1914, e a região recebe o nome de Buenópolis, em homenagem ao então presidente do estado, Coronel Júlio Bueno Brandão.

A história de Buenópolis está estreitamente vinculada à ferrovia. Até 1927, os trilhos iam só até a cidade. As boiadas que vinham do norte de Minas e da Bahia passavam pelo meio das ruas, em direção ao curral de contagem e à estação de embarque, para serem transportadas para a Capital e o sul do País. Esse foi um período áureo para a localidade, até que foi feita a ligação da ferrovia com Montes Claros, desviando tal fluxo de transporte e comércio. É possível perceber a influência da ferrovia na orientação da expansão urbana do município, na disposição e hierarquia das vias, pois próximo às praças Henrique Ciuli e Professor Herculino França, concentram-se a Igreja Matriz, o Fórum, a Estação Ferroviária e antigos escritórios da RFFSA.

Buenópolis ganha mais um espaço de convivência.