Portal 135

Exposição "Memória em Foco" resgata manifestações afro-brasileiras

22/03/2018

O olhar sobre a religiosidade da matriz afro-brasileira em Montes Claros e no sertão norte-mineiro é o pano de fundo da exposição “Memória em Foco”, que reúne 36 fotografias de autoria coletiva no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). Aberto ao público, com visitação gratuita até 15 de abril, o trabalho reproduz diversos momentos das sete edições mais recentes do Festival de Cultura da Arte Negra, evento que é realizado desde 2005 na maior cidade da região.

As fotos são assinadas por Aurélio Fabiano, Branca de Neve, Jânio Marques Dias, professor e diretor da Diretoria de Documentação e Informação da Unimontes (DDI), Indi Gouveia, Luciana Axé e Olívio Cerqueira, com curadoria de Hilário Bispo. “Procuramos resgatar as imagens mais marcantes dos festivais realizados entre 2010 e 2017, especialmente as atividades que preservam particularidades da cultura afro, como as oficinas de máscaras, de turbantes e de capoeira angola”, acrescenta o curador.

Outro momento registrado pelas diversas lentes dos expositores é a caminhada contra a intolerância religiosa, que integra a programação oficial do festival. “Além de mostrar alguns pontos de influência em nossa cultura, a exposição contribui sobremaneira ao dar visibilidade para a luta em defesa da matriz africana no Norte de Minas”, acrescenta Hilário.

Presenças mais intensas nas fotos que compõem a exposição, as máscaras representam as manifestações tradicionais das culturas afro-brasileiras, desde rituais que ajudam a espantar os maus olhares como na esperança de produzir alimentos. A mostra detalha, ainda, como estas máscaras são produzidas, a partir de diversas técnicas e de materiais como telhas, sementes, papelão e argila, além do uso da terra como uma espécie de argamassa natural.

Para novembro, quando é celebrado o mês da Consciência Negra, será preparada uma exposição só de máscaras no Museu Regional, da Unimontes, em mais uma releitura dos vários anos de Festival.

SERVIÇO

Exposição “Memória em Foco”

Fotografias coletivas sobre a cultura afro-brasileira

Até quando: 15 de abril

Local: Museu Regional do Norte de Minas

Funcionamento:

Terça à sexta: 8 às 18 horas

Sábados: 8 às 12 horas

Domingo: 8h30 às 12h30

Informações: (38) 3229-8590