Portal 135

Espaço de Ressocialização “Wedson Eduardo Cruz” é inaugurado

15/12/2017

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (13), o Espaço Ressocializar do Presídio de Bocaiúva. A obra com 500 m² de área construída conta com salas de aulas, de culto e lavanderia. O projeto foi idealizado pelas forças de segurança do município em parceria com Conselho da Comunidade, órgão responsável pelos assuntos prisionais. O Poder Judiciário foi fundamental na condução do projeto e na arrecadação dos recursos. Já o Conselho da Comunidade ficou responsável pela administração e fiscalização da obra. Contribuíram efetivamente para o andamento do projeto os Juízes: Dr. Frederico Esteves, Famblo Costa e Daniel Leite Leite Chaves.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna

Iniciada, há um ano, a ampliação do presídio contou com mão-de-obra de vários detentos e também de agentes penitenciários em folga. O presídio que vem sendo administrado pela SEAP (Secretaria Administração Prisional), há cerca de três anos, passou por inúmeras reformas e também inaugurou um parlatório (espaço para o preso e o advogado se comunicarem). Este último foi uma conquista da 138º Subseção da OAB-MG, representado pelo seu presidente Dr. Geraldo Camelo.

Estiveram presentes na solenidade: o Diretor Regional da SEAP, Carlos Adriano, o Diretor do Presídio local, Doglas Araújo Melo, o Delegado de Polícia Civil, Dr. Leonardo Santos Diniz, O Presidente da 138º Subseção da OAB-MG, Dr Geraldo Camelo, representando do Capitão Bruno Gonçalves, Sargentos Janderson e Alves, a Presidente do Conselho da Comunidade, Dra. Mary Caldeira Brant, a Prefeita de Bocaiúva, Marisa Alves, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Adalberto Fernandes, vereadores Bequinha, Ramon Morais e Zé Vieira.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

Wedson Eduardo Cruz foi agente penitenciário, em Montes Claros, aonde foi morto a tiros, quando adentrava no seu local de trabalho. O fato aconteceu, em 2009, e teve grande repercussão devido ao agente ser muito popular e querido no meio de trabalho. A família do homenageado esteve presente na inauguração.

Jornalista: Paulo Brandão