Portal 135

Dia Mundial do Meio Ambiente: ato em defesa do Velho Chico

04/06/2019

Em São Francisco, ação vai limpar o Velho Chico — Foto: Manoel Freitas/Divulgação

Nesta quarta-feira, cinco de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, os acadêmicos dos cursos de graduação do Campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em São Francisco (Norte de Minas), realizam uma série de atividades para a limpeza da orla e do leito do Rio São Francisco. A programação inclui, ainda, uma passeata em defesa da preservação ambiental. As ações serão promovidas juntamente com os alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio da cidade.

“O objetivo é a conscientização e o despertar a atenção das pessoas para a conservação ambiental, sobretudo, do Rio São Francisco. Será uma manifestação de cunho pedagógico e ambiental” afirma o coordenador do Campus da Unimontes em São Francisco, professor Roberto Mendes Ramos Pereira.

Ele lembra que a ação está inserida no projeto de extensão “Cidade Universitária”, do qual também é coordenador. A iniciativa conta com o apoio da Policia Militar de Meio Ambiente e da Copasa.

Às 7 horas, os acadêmicos do Campus da Unimontes, juntamente com os alunos da Escola Estadual Tarciso Generoso, vão realizar a coleta de lixo na orla do “Velho Chico”. A partir das 7h30, haverá uma passeata ambiental. Os estudantes sairão da Escola Estadual Mestra Hercília, no Bairro Santo Antônio.

No trajeto, o grupo passa pela Escola Estadual Brasiliano Braz em direção à Escola Estadual Coelho Neto, onde haverá uma concentração reunindo alunos de outras três escolas estaduais: Alice Mendonça, Tarciso Generoso e Jacinto Magalhães. Na sequência, os estudantes fazem caminhada pelas ruas da cidade, indo até a frente da prefeitura, exibindo cartazes e faixas sobre a temática ambiental.

Conforme a organização, o objetivo é chamar atenção para a preservação da natureza e para a necessidade de revitalização e da conservação das nascentes. O ato também visa conscientizar para o fim do desmatamento, o combate à pesca e à caça predatórias e para a melhoria da coleta de lixo na cidade.

SINTONIA

A ação da Unimontes acontece em sintonia com outras iniciativas do Governo do Estado para a data, em cidades do Norte de Minas, como programação especial para o Dia Mundial do Meio Ambiente: doação de mudas, blitz educativa, visita a viveiro de mudas com alunos de escolas públicas, além de passeata com entrega de sacos de lixo e material educativo aos participantes durante a Romaria de Santo Antônio, na Serra das Araras. Em Manga, haverá palestras nas escolas, distribuição de mudas e visita técnica ao Parque Estadual da Mata Seca, até esta quarta.

Em Januária, o IEF promove palestras nas escolas e blitze educativas no mercado, na rodoviária e em semáforos, além de doação de mudas - programação até o dia 8/6. O Sistema de Áreas Protegidas do Projeto Jaíba terá atividades nos municípios de Matias Cardoso, Itacarambi, Mocambinho e Jaíba, tais como: palestras em escolas, blitz ecológicas, visitas ao viveiro de produção de mudas e doação de mudas.

A Agência de Florestas e Biodiversidade do IEF em Chapada Gaúcha realizará uma blitz educativa, em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No dia 8, haverá um mutirão para a limpeza do balneário do Córrego Feio. Já entre os dias 10 e 14, será realizado o acompanhamento e monitoramento dos romeiros de Santo Antônio, com distribuição de sacos de lixo e orientações sobre incêndios florestais. Em Bonito de Minas, houve palestra na Associação da Comunidade de Veredinha e, no dia 7, será na Escola Estadual Professor Henrique Matos.