Portal 135

Deputado Arlen Santiago é homenageado em evento pelos 30 anos do SUS

23/08/2018

               O deputado estadual Arlen Santiago recebeu, na noite dessa segunda-feira, uma placa pela sua atuação na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS no estado. A homenagem foi feita durante solenidade comemorativa aos 30 anos do SUS, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSEMS/MG. Na ocasião, o parlamentar ainda foi o representante do presidente da Assembleia Legislativa.

            Arlen Santiago destacou que “é imensamente gratificante quando o nosso trabalho é reconhecido. Trato com ampla seriedade os assuntos relacionados à saúde, especialmente ao SUS. Ao longo de quase 40 anos, como médico e parlamentar, tenho me empenhado para conseguir avanços e buscado recursos e apoio para projetos que beneficiem a população, com investimentos para os hospitais, tais como a manutenção dos serviços, aquisição de medicamentos e de equipamentos, entre tantos outros”.

            O parlamentar, que inclusive foi presidente do Cosems nos anos de 1996 e 1997, enfatizou sua luta constante em sempre colocar em pauta temas como o subfinanciamento da área, os riscos de colapso da saúde e a necessidade de correção da tabela do SUS. “Agora mesmo, a presidência da república acaba de assinar uma medida provisória autorizando o uso de recursos do FGTS pelos hospitais filantrópicos. Com essa ação, os juros que hoje são em torno de 20% passarão para 8,5% ao ano, o que possibilitará a melhora do fluxo financeiro dos hospitais, que poderão aprimorar o atendimento e as condições de trabalho dos profissionais. Os recursos do FGTS até então só eram utilizados pelas grandes empreiteiras da construção civil”, afirmou o Deputado.

            No período de 2015 a 2016, o deputado Arlen presidiu a Comissão de Saúde da Assembleia  e apresentou diversas denúncias, segundo ele, sempre com o propósito de ecoar os protestos e buscar possíveis soluções. Entre as questões levantadas por ele, o fechamento de milhares de leitos em hospitais destinados ao atendimento de pacientes do SUS; o sucateamento dos hospitais federais, todos ligados a universidades, que são centros de aperfeiçoamento dos novos profissionais médicos e o gravíssimo endividamento dos filantrópicos, hospitais fundamentais na rede de atendimento aos beneficiários do SUS, que já não dispõem de recursos para despesas com o básico em qualquer unidade de saúde.

            Arlen Santiago recebeu o prêmio das mãos da presidente regional do Cosems de Pedra Azul,  Sra. Neile Mendes Lima. Ele agradeceu a homenagem ressaltando que continuará a batalha em defesa do respeito ao direito do cidadão de ter um tratamento digno, em defesa da saúde pública e da classe médica.