Portal 135

Comida di Buteco completa 20 anos de existência

24/04/2019

De 12 de abril a 05 de maio, Montes Claros recebe o Concurso Comida di Buteco, que tem como missão“TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”.

Em 2019, o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, sendo realizado em 21 cidades, simultaneamente, e desde 2016, elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.

A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos 20 anos do Concurso.

 

Um movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz

Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de ABRIL como MÊS DO BUTECO NO BRASIL. E assim, valorizar e dar importância de calendário a esse ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco.

Um modelo de negócios de impacto

O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um NEGÓCIO DE IMPACTO, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve: o “buteco”,  que não paga para participar; aindústria como a grande  financiadora (patrocinadores); envolve o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco (gera empregos, paga impostos, muitas vezes tem a oportunidade de se formalizar); e envolve  parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro. O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido.

Ele é o primeiro concurso do gênero no país

Resultados dos 20 anos de Comida di Buteco:

  • 21 cidades de Norte a Sul do País
  • 5.163 mil butecos
  • 4.868 milhões de votos
  • 3.534 milhões de petiscos vendidos
  • 41.796 mil empregos gerados
  • 80 milhões de pessoas impactadas
  • R$ 500.892 milhões em mídia espontânea

“Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor.” (Paulo Solmucci – Presidente Nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)

Sua mecânica

Elege-se o Melhor Buteco da cidade!

Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de julho.

Buteco com “u”, o perfil dos participantes

Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “ESPONTÂNEOS”:  estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.

A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO PAÍS

   

 

 

 

 

REGIÃO SUDESTE

   

Minas Gerais

Belo Horizonte

   

Juiz de Fora

   

Montes Claros

   

Uberlândia

   

Poços de Caldas

   

Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano)

   

 

   

São Paulo

São Paulo Capital

   

Campinas, Jaguariúna

   

Ribeirão Preto

   

São José do Rio Preto

   

Rio de Janeiro

Rio Capital e Baixada Fluminense

 

 
 

REGIÃO NORDESTE

 

 

Bahia

Salvador e Lauro de Freitas

 

 

Pernambuco

Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes

 

 

Ceará

Fortaleza

 

 

 REGIÃO NORTE

 

 

Amazonas

Manaus

 

 

Pará

Belém e Ananindeua

 

 

REGIÃO SUL

 

 

Santa Catarina

FFLFlorianópolis

 

 

Rio Grande do Sul

Porto Alegre e Canoas

 

 

Paraná

Curitiba

 

 

REGIÃO CENTRO-OESTE

 

 

Distrito Federal

Brasília, Guará, Águas Claras, Taguatinga

 

 

Goiás

Goiânia e Aparecida de Goiânia

 

 
   

 

 

 

Patrocinadores 2019

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

Empresas patrocinadoras em Montes Claros

Cerveja oficial: Brahma Extra

Apresentador: Perdigão

Patrocinadores: Coca Cola, Mc Cain

Banco Oficial:  Santander/Getnet

Apoiadores: Reserva 51, Trident, Chandon, Tabasco, Uber, Abrasel, Jornal de Notícias, Dubai Suítes, Alternativa Publicidade, Dickies

Promoção: Inter TV Grande Minas

 

Perdigão

No ano em que o concurso completa 20 anos, a Perdigão, que tem o alimento como elo importante para reunir família e amigos, seja em ocasiões especiais ou cotidianas, patrocina de forma mais abrangente o Comida di Buteco. Neste ano, a marca lança o Desafio Perdigão, em que bares são convidados a criar um petisco com a calabresa defumada Perdigão. Os petiscos serão avaliados pelos jurados do Comida di Buteco e também por chefs consultores da BRF. Os eleitos em cada cidade recebem uma premiação em dinheiro. “Estamos animados com mais uma edição do Comida di Buteco e com a ação proposta pela marca, que acaba estimulando as relações gostosas em torno da comida que é uma das premissas da Perdigão”, ressalta Luciana Bulau, gerente executiva de marketing da Perdigão.

 

Banco Oficial: Santander/Getnet

Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o Banco da Gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final.

“O Comida Di Buteco é um concurso democrático e que valoriza o potencial gastronômico regional presente em diversas cidades do país”, afirma Patrícia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. “Dentro de nossa proposta de apoiar inovações empreendedoras e culturais, enxergamos agastronomia como uma grande forma de expressão de nosso povo, além de representar uma cadeia geradora de empregos e renda.”

Durante o período do concurso, o Banco realizará diversas ações nos locais participantes, inclusive um jogo americano personalizado do Santander, e presença com destaque nas peças de merchandising presente em todos os “butecos”.

Clientes Santander que efetuarem o pagamento com cartões do banco ou com o Santander Pass terão 10% de desconto no valor da batata frita participante do concurso.

 

 

Assessoria de Imprensa: Wesley Gonçalves / (38) 99830-7398 / jornalistawesley@gmail.com

Coordenação Comida di Buteco: Gabriela Werneck – gabriela@comidadibuteco.com.br

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – (31) 3342 4519/3452

Facebook: /comidadibuteco

Instagram: _comidadibuteco

Twitter: @_comidadibuteco

Site: comidadibuteco.com.br

Baixe o app ComidadiButeco