Portal 135

Codevasf, Sebrae Minas, Emater e parceiros promovem 15º Seminário de Apicultura

16/10/2018

Evento tem como tema “Indicação Geográfica do Mel de Aroeira”

Apresentar os avanços da cadeia produtiva da apicultura norte mineira, com destaque para a profissionalização do setor, e divulgar os procedimentos para obtenção da indicação geográfica do mel de aroeira. Essa é a proposta do 15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, que será realizado no dia 18 de outubro, no espaço OAB Eventos, em Montes Claros. O púbico alvo são apicultores, produtores rurais, fornecedores de equipamentos, estudantes, professores, agentes financeiros e entidades públicas e privadas. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas no local do evento.

 O seminário é promovido por meio de uma parceria entre Codevaasf, Sebrae Minas, Emater e parceiros. A programação inclui palestras com foco na profissionalização do apicultor, técnicas para maximização da produção, e melhoria da gestão dos apiários. Também será apresentado o case de sucesso da Indicação Geográfica do Queijo Canastra, um exemplo a ser seguido para divulgação e valorização do mel de aroeira produzido na região da mata seca.

 

A consultora do Sebrae Minas Walkiria Monteiro, irá abordar os principais aspectos e a importância estratégica em atuar de forma cooperativa, e o fortalecimento da apicultura por meio da colaboração e cooperação entre os apicultores.

 

“Esse seminário é de grande importância para todos os apicultores e toda a cadeia produtiva de mel da região. Estamos trabalhando para o fortalecimento da marca “Mel das Gerais” junto a este processo de Indicação Geográfica do mel de aroeira no Norte de Minas”, enfatiza o analista do Sebrae Minas, Walmath Magalhães.

Atualmente a Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas-COOPEMAPI, com sede em Bocaiuva, conta com cerca de 280 produtores de 25 municípios da região. Com a industrialização e beneficiamento do mel no Entreposto instalado na comunidade de Taboquinha, o setor movimenta cerca R$750 mil por ano. Bocaiuva é o terceiro maior produtor de mel do Estado, com uma produção de 800 toneladas anuais.

Serviço

15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas - “Indicação Geográfica do Mel de Aroeira”

Data: 18/10

Local: OAB Eventos - Rua Dr. Walter Ferreira Barreto, 154, no Bairro Ibituruna,

Horário: 8h às 18h

Resultado de imagem para mel gerais