Portal 135

A super safra de manga na região esbarra na falta de comércio

21/11/2018

A SUPER SAFRA DA MANGA ESPADA NATIVA DE CURVELO A BOCAIUVA E OS PREJUÍZOS CAUSADOS POR FALTA DE COMÉRCIO.

O experiente comerciante de manga e vereador da cidade de Augusto de Lima, Antônio Augustoconhece como ninguém o mercado na nossa região. Todos os anos nos deixa informados sobre o mercado e também sobre problemas que afligem a produção, a colheita e também o mercado dessa fruta saborosa, rica em nutrientes e que além de fornecer sustento, agrega renda aos pequenos sitiantes e produtores.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Segundo Antônio Augusto, a nossa manga é considerada a melhor manga nativa do Brasil. "A manga espada se destaca pela cor amarela que faz da cidade norte mineira de Augusto de Lima, sua maior produtora. Além da grande produtividade da manga espada, há também o plantio das mangas Palmer, Tomiate, Abacate, Rosa, Baiana e ubá com aproximadamente 9 hectares com grande quantidade e qualidade.
A safra deste ano, ao contrário dos outros anos, está sendo uma super safra que tem se estendido até os municípios de Curvelo, Inimutaba, Corinto, Morro da Garça, Buenopolis, Joaquim Felício, Francisco Dumont e Bocaiúva. Ademais, é claro a cidade de Augusto de Lima sua maior produtora.
Eu Antônio Augusto Pinto Filho, estou no mercado desde 1996 e sou um dos representantes da rede de compras e distribuição das empresas compradoras, dentre elas estão JMJ no Rio de Janeiro, a Zanatta Transportes e CEAJESP em São Paulo além de compradores nas cidades de Ribeirão Preto, Jardinópolis, Belo Horizonte e Sete Lagoas. Mas, há outros compradores dentro do nosso município e na região.
As mangas comercializadas são sempre de alta qualidade a Manga Espada também conhecida como Bourbon é mais consumida, seguida pela Manga Rosa Nativa, e a Manga Baiana que tem também pode ser encontrada com outros nomes como Espadinha ou Sapatinha dependendo da região. Já a Manga ubá é apreciada principalmente para produção de suco.
Finalizando a safra deste ano de 2018 de 100% cerca de 80% está sendo perdida, pois diferentemente de anos atrás aonde as colheitas chegavam a aproximadamente 5 mil toneladas, gerando mais de 60 empregos diretos e 40 empregos indiretos em um período de 4 meses que se iniciava no mês de Agosto e terminava em Dezembro. Entretanto, a falta de comércio para a compra do produto tem sido prejudicada pela super lotação do mercado em todos os estados, uma vez que a safra desse ano teve uma excelente produção. Dessa forma, a colheita não poderá ultrapassar 300 toneladas, visto que não temos demanda para atender em maior quantidade.
Vou colocar estas fotos deste ano com a super safra e do ano de 2017 para relembrar os ataques dos gafanhotos e o prejuízo causado por essa praga no ano passado.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, árvore, céu, planta, atividades ao ar livre, close-up e natureza

A novidade é que estou conversando com o Prefeito Municipal para que seja feita a concessão de direito real de uso de um terreno para construção de uma associação da colheita de manga de nosso município para ser levada para os grandes centros comerciais já embalados direto da associação de Fruticultura. Estou estudando e planejando, pois sei que é um projeto de risco e depende muito da aceitação do mercado". Encerrou o vereador.