Portal 135

12º FEPEG Unimontes, com 3,8 mil inscritos

28/11/2018

Maior evento acadêmico da Universidade Estadual de Montes Claros, o 12º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) foi aberto nesta terça-feira (27/11), no campus-sede e com atividades também nos campi avançados no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste. Com minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos, o FEPEG reunirá quase 4 mil pessoas na programação até o dia 1º de dezembro.

Resultado de imagem para Com 3,8 mil inscritos, 12º FEPEG Unimontes

A solenidade oficial de abertura que aconteceu às 19h30, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário “João Valle Maurício”, foi presidida pelo reitor, professor João dos Reis Canela, e do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza. Em seguida, o pesquisador convidado Alexandre Morais de Amaral, da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), ministraram a palestra sobre o tema central do Fórum: “Ciência e Tecnologia: Implicações no Ensino, Pesquisa e Extensão”.

“O Fórum é a manifestação plena da geração do conhecimento no âmbito da Unimontes”, destaca o reitor, ao desejar boas vindas aos participantes. O professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, também pró-reitor adjunto de Extensão, é o presidente do comitê organizador do FEPEG.

Conforme a organização, 2.497 trabalhos foram aprovados após submissão e serão apresentados nos painéis durante o FEPEG, nas modalidades de ensino, pesquisa e extensão, além de produções dos acadêmicos da Unimontes que são bolsistas do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).

Serão realizados, ainda, 109 minicursos (79), oficinas (23), mesas redondas (2) e palestras (5), com cerca de 900 inscritos. Haverá, também eventos como o Seminário de Metodologias para Prática de Extensão, Seminário “Novembro Negro” e o III Simpósio de Pesquisa Científica, no campus de Janaúba. Os estandes foram instalados na área de convivência entre os prédios 2 a 3 e na rua de acesso ao prédio 7.

É importante destacar que, conforme normativa publicada na resolução 196/2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx/Unimontes), os calendários escolares da Unimontes, dedicados à realização do Fepeg, são considerados letivos, devendo ser computados na composição da carga horária das disciplinas regulares na semana do evento.